terça-feira, 9 de abril de 2013

Atividade desenvolvida com a criança.



Esta atividade foi desenvolvida com uma criança de 8 anos de idade ,que está cursando o terceiro ano do ensino fundamental.

1° Passo foi contar a história do ábaco para ela.
2° Deixei a criança manusear o ábaco fazer perguntas e questionamentos.
As perguntas que ela fez:
-Pra que serve essas bolinhas mesmo?
-Da para fazer muitas contas?
...

3° Expliquei sobre as unidades, dezenas, centenas e milhares representados pelo ábaco.

Pedi para que ela representasse no ábaco o numero que eu fui DITANDO:
EXEMPLO:
5,22,33,45,67,100,235,....
A cada DITADO fui observando as dificuldades e fazendo as intervenções necessárias.

Apliquei esta atividade com ela.A criança representou no ábaco e após desenho na atividade.Ela pode vivenciar o ábaco materialmente falando e também desenhar para passar no papel o que sempre é apresentado na escola,onde a prática e a teória são realidades distantes da criança.

Indique os números nos ábacos através de desenho:

       a) 356
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxtpR8kkBONMwCzn1RuvHWZQsymhPzPhJlGf-KZhrAEBix_PlLQwZMvGVBNGeGXr92FuArBOZyCl3pcjI82Zr4BHdExFSABnXI7O5LbEbWcUcs5sXuVWgGTUeX8pYAHL8-EgIIHNQxy1Q/s1600/abaco.JPG

          
b) 1285
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxtpR8kkBONMwCzn1RuvHWZQsymhPzPhJlGf-KZhrAEBix_PlLQwZMvGVBNGeGXr92FuArBOZyCl3pcjI82Zr4BHdExFSABnXI7O5LbEbWcUcs5sXuVWgGTUeX8pYAHL8-EgIIHNQxy1Q/s1600/abaco.JPG

          c) 3541
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxtpR8kkBONMwCzn1RuvHWZQsymhPzPhJlGf-KZhrAEBix_PlLQwZMvGVBNGeGXr92FuArBOZyCl3pcjI82Zr4BHdExFSABnXI7O5LbEbWcUcs5sXuVWgGTUeX8pYAHL8-EgIIHNQxy1Q/s1600/abaco.JPG



Conclusão:

Ao  aplicar as atividades foi possível verificar entusiasmo e um resultado positivo no aprendizado dessa criança, pois geralmente as crianças  resolvem as operações propostas de forma mecânica, sem compreender os conceitos de unidade, dezena, centena... O ábaco possibilita um melhor entendimento do aluno em relação às operações realizadas e ao valor posicional do número.
     Esse material é de fácil manuseio e enriquece o trabalho em sala de aula, reforçando a aprendizagem e tornando a aula mais dinâmica e produtiva.

Essa criança que antes tinha dificuldades em compreender as casas decimais agora ao manusear o ábaco percebe-se a fácil interação com as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário