Esta atividade foi desenvolvida com
uma criança de 8 anos de idade ,que está cursando o terceiro ano do ensino
fundamental.
1° Passo foi contar a história do
ábaco para ela.
2° Deixei a criança manusear o
ábaco fazer perguntas e questionamentos.
As perguntas que ela fez:
-Pra que serve essas bolinhas
mesmo?
-Da para fazer muitas contas?
...
3° Expliquei sobre as unidades,
dezenas, centenas e milhares representados pelo ábaco.
Pedi para que ela representasse no
ábaco o numero que eu fui DITANDO:
EXEMPLO:
5,22,33,45,67,100,235,....
A cada DITADO fui observando as
dificuldades e fazendo as intervenções necessárias.
Apliquei esta atividade com ela.A criança representou no ábaco e após desenho na atividade.Ela pode vivenciar o ábaco materialmente falando e também desenhar para passar no papel o que sempre é apresentado na escola,onde a prática e a teória são realidades distantes da criança.
Indique os números nos ábacos
através de desenho:
a) 356
a) 356
b) 1285
c) 3541
Conclusão:
Ao aplicar as atividades foi possível verificar
entusiasmo e um resultado positivo no aprendizado dessa criança, pois
geralmente as crianças resolvem as
operações propostas de forma mecânica, sem compreender os conceitos de unidade,
dezena, centena... O ábaco possibilita um melhor entendimento do aluno em
relação às operações realizadas e ao valor posicional do número.
Esse material é de fácil manuseio e enriquece o trabalho em sala de aula, reforçando a aprendizagem e tornando a aula mais dinâmica e produtiva.
Esse material é de fácil manuseio e enriquece o trabalho em sala de aula, reforçando a aprendizagem e tornando a aula mais dinâmica e produtiva.
Essa criança que antes tinha
dificuldades em compreender as casas decimais agora ao manusear o ábaco
percebe-se a fácil interação com as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário