Técnicas adotadas por:
Constance Kazuko Kamii e Malba Tahan
Constance Kazuko Kamii e Malba Tahan
Constance Kazuko Kamii
Mestra em educação
e doutora
em educação e psicologia, foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, e pioneira ao propor o ensino da Matemática com o aluno como sujeito do
processo
Constance
tem como característica desenvolver e exercitar os aspectos referente aos números e as atividades pré
numéricas, ela resalta que uma criança ativa e curiosa não aprende com a
repetição e memorização, mas sim criando desafios, exercitando o desenvolvimento
cognitivo e usando acontecimentos e exemplos comuns em seu meio social e
familiar, desta maneira observa-se que para a
aprendizagem só é obtida através
da reflexão. Kamii destaca também a
postura do professor ao aplicar as atividades, ele deve encorajar e incentivar
a reflexão, o raciocínio, o pensar daquele alunos diante a atividade e procurar
madeira de que essa criança interaja com seus colegas
Malba Tahan
Malba Tahan foi um professor de matemática, escritor e contador de histórias,
que elaborava enigmas para começar suas aulas e iniciar suas explicações.
Brasileiro famoso pelos números que a data do seu aniversário (6 de maio)
tornou-se o Dia Nacional da Matemática.
Tahan ensina e transmite a matemática de forma simples,
com fácil compreensão, usando contos e historias que divertem e ensinam ao mesmo
tempo, no livro indicado na atps observamos que
Malba fala da matemática de
maneira especial, clara e interessante, usando também lendas para citar
jogos como xadrez e quebra cabeças de forma curiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário